Home / Cartão de Crédito / O que é Taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

O que é Taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela também pode ser chamada de “taxa mãe”. Muitas pessoas acreditam que a taxa serve apenas para aqueles que desejam investir, mas isso não é verdade.

A taxa Selic está presente amplamente no dia a dia do brasileiro. Porém, ela também é utilizada em âmbito internacional, custeando os créditos no país em relação ao exterior e a ele mesmo.

Até mesmo o controle da inflação do país é feita pelo Banco Central utilizando a taxa Selic.

Como é possível perceber, a mera existência da taxa Selic na vida do brasileiro já afeta a sua vida financeira amplamente. Saiba ainda mais sobre essa importante peça do mercado financeiro do país.

Entenda tudo sobre a taxa Selic

Conforme dito, o controle da inflação feita pelo banco Central utilizando a taxa Selic é uma das principais funções que afeta a vida de todo e qualquer brasileiro.

A taxa Selic anda lado a lado com a inflação, ou seja, sobe e desce de acordo com o seu aumento.

– A taxa também controla valores de investimentos feitos do exterior para cá.

  • Qualquer investidor ganha dinheiro em relação a juros, ou seja, quanto mais juros o Banco pagar para que você empreste dinheiro a ele, mais lucro você obterá ao fim do vencimento de seu título.

Atualmente, a taxa está a 6,5%, aproximadamente. Essa é a taxa mais baixa em anos. Nesse momento, é muito bom contar com empréstimos e para fazer compras à prazo.

A taxa Selic e o CDI

Assim como a taxa Selic é a taxa mãe da economia, é também muito importante ter em mente a importância do CDI.

– Qualquer pessoa que desejar investir ao compreender que os investimentos estão atrelados à taxa Selic, deve compreender que o CDI a segue também.

  • Portanto, CDBs, LCIs, LCAs e outros investimentos em renda fixa terão sua rentabilidade diretamente relacionada ao CDI e, consequentemente, à taxa Selic.

Planejamento financeiro pessoal

Compreender mais sobre o mundo dos investimentos demanda começar com o conhecimento sobre a taxa Selic.

– Para que você se torne um investidor de sucesso, é preciso que você aposte em planejamento financeiro pessoal, sabendo o quanto você pode – e deve – investir por mês a fim de alcançar um objetivo.

  • Assim sendo, os estudos sobre a taxa estão intrinsicamente conectados com planejamentos orçamentários, finanças pessoais e a delimitação de metas e objetivos.

– Metas e objetivos são peças essenciais para que você possa obter sucesso ao investir. Assim sendo, coloca-los no papel e compreender mais sobre eles é a única forma de aproveitar o melhor do universo em que, quem manda, é a taxa.

Conclusão

A taxa Selic é de extrema importância para o dia a dia econômico do país e de todos os brasileiros.

– Compreender mais sobre ela é a primeira fase do processo de aprendizagem daqueles que desejam ganhar mais dinheiro ou fazer seu dinheiro trabalhar por eles.

Para investimentos utilizando a taxa como métrica, é preciso criar sua conta em uma corretora de valores ou em um banco que permita tal transação, assim como é preciso apostar em um homebroker se você desejar investir em renda variável.

Sabendo um pouco sobre a taxa, conte com ela para organizar sua vida financeira em cunho pessoal e em relação a sua nova vida como um investidor. Compreender sobre finanças pessoais é o primeiro passo para obter o “salário” dos seus sonhos a médio / longo prazo!

Veja Também

Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Uma desistência de compra no cartão de crédito é uma forma de proteção do comprador ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *